Festa do Pêssego
Começa nesta sexta a quinzena do pêssego
Até o dia 7 de dezembro, bancas na área central e nos bairros estarão comercializando o produto
Divulgação -
A Feira Municipal do Pêssego, com pontos fixos e itinerantes, é uma das ações da 6ª Quinzena do Pêssego, que se inicia nesta sexta-feira e se estende até o dia 7 de dezembro. Banca na lateral do Mercado Central comercializará a fruta diariamente, das 9h30min até as 19h, e ônibus adaptado estará nos principais bairros da cidade. Nos finais de semana, as feiras fixas estarão presentes no Laranjal e na avenida Dom Joaquim.
Durante esse período, o dia 1º de dezembro está reservado à Abertura da Colheita, com ampla programação, a partir das 9h, no Rincão da Caneleira, 8º distrito, Rincão da Cruz. O evento está sob organização da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Após a abertura oficial, ocorrerão apresentações artísticas do CTG da escola Eliseu Ernesto Crochemore e premiações para os maiores e melhores pêssegos. A entrada é franca, mas será cobrada uma taxa de R$ 10,00 de estacionamento.
A Feira ainda realizará um trabalho voltado para as escolas. A partir de 2020, a prefeitura irá inserir o pêssego na merenda escolar do município. Para instruir as funcionárias para o preparo da fruta, será organizado um curso de receitas. Além disso, a organização da feira criou um concurso para as escolas da rede pública. As escolas farão cartas aos produtores de pêssego e as mais criativas serão escolhidas para uma visita aos produtores, para conhecer o processo produtivo da fruta.
A expectativa é que sejam colhidas 30 toneladas durante a abertura da colheita, no dia 1º. Em Pelotas, há 605 famílias que cultivam a fruta, em 3.150 hectares. A corte da 6ª Quinzena do Pêssego - rainha Helen Strelow e princesa Jaddy Lima - esteve no Diário Popular para realizar o convite para as festividades e mostrar os produtos que serão oferecidos. Ambas são filhas de produtores da fruta. "É um grande orgulho pra nós representar essa cultura. Nós conhecemos o processo produtivo, trabalhamos nele. É importante que o público da cidade saiba como funciona essa produção, de onde veio a fruta que está sendo consumida", destacou a rainha.
O que é a Quinzena do Pêssego
Há seis anos, com o objetivo de popularizar a compra da fruta in natura e em compota, foi criada a Quinzena do Pêssego, divulgando a tradicional cultura da colônia de Pelotas. Quatro ações estão inseridas na Quinzena. A Feira, a programação escolar com alunos da rede municipal, a participação de restaurantes com pratos que incluem o pêssego e a Abertura da Colheita. "As ações visam promover a cadeia produtiva mais importante do agronegócio da nossa Zona Rural, que gira mais de R$ 200 milhões por ano na economia", informa o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
Veja os locais e os dias da Feira
Pontos fixos
Mercado Central - de 22/11 a 7/12, com exceção de domingo (1º/12)
Shopping Pelotas - diariamente até o dia 7/12
Laranjal - Calçadão na frente da avenida Rio Grande do Sul - sábado (23), domingo (24) e sábado (7/12)
Avenida Dom Joaquim - canteiro central na frente do Clube Gonzaga - sábado (23), domingo (24) e sábado (7/12)
Pontos itinerantes
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira - esquina rua Tiradentes (rótula) - sextas-feiras (22/11 e 6/12)
Santa Terezinha - na frente do Condomínio Terra Nova - segunda-feira (25)
Guabiroba - na frente da praça de esportes - terças-feiras (26/11 e 3/12)
Avenida Duque de Caxias (Fragata) - canteiro central, na frente do Sicredi - quartas-feiras (27/11 e 4/12)
Lindoia - próximo da UBS - quintas-feiras (28/11 e 5/12)
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário